quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FILHOS DE ADOÇÃO - Sandra Terezinha Pinto, cabeleireira, 54 anos

Por Liliane Oraggio Cocchiaro e Carla Leirner


''Toda a família sabia que eu era ilegítima, menos eu''

''Quando tinha 24 anos, durante uma briga que tive com minha mãe, ela gritou que eu era adotiva. Foi como levar um soco no estômago. Mas ela logo desmentiu e disse que era brincadeira, como se isso não fosse importante. Perguntei para meus irmãos e eles também negaram que eu fosse adotada. A partir daquele dia, comecei a perceber a diferença da cor de pele e cabelo, já que sou mais clara e tenho traços diferentes do resto da família. Mas resolvi me desligar do assunto e acreditar neles.

Só aos 37 anos, quando estava grávida da minha terceira filha, soube mesmo que tinha sido adotada. Um dia, minha mãe disse que tinha uma história para me contar e me falou sobre a adoção. Fiquei muito chocada, foi como se o chão tivesse se aberto sob meus pés. Na hora, apenas perguntei: 'Por que você não me contou antes?'. 'Medo', foi a resposta dela. Temia que eu ficasse com raiva ou a rejeitasse. Achei esse pavor, que durou tanto tempo, totalmente sem sentido. Tenho o maior carinho e respeito por ela, que me deu amor, me ensinou coisas boas, como a honestidade, a sinceridade e um jeito respeitoso de tratar os outros. Nessa mesma conversa, sugeri esquecer o assunto.

Mesmo assim, depois de dar à luz chorei muito no hospital. Enquanto amamentava meu bebê, me perguntava: 'Por que minha mãe biológica me rejeitou? Por que não tive a chance de mamar em seu colo?'.

Fazia o maior esforço para deixar isso de lado. Queria só cuidar da minha filha recém-nascida, mas minha mãe insistiu em contar toda a verdade. Ela morava no interior de Minas Gerais, onde era dona de uma pensão. Tinha se hospedado lá uma jovem grávida de seis meses, conhecida como Marilda*, com o namorado. No meio da noite, a moça passou mal, pois havia tomado uma injeção para abortar. Ela tinha 19 anos e fez isso porque o filho era fruto de uma traição. Por pura compaixão, minha mãe adotiva, que se chama Dora*, se propôs a ficar com a criança, mesmo tendo 32 anos e cinco filhos. Depois de muita insistência, Marilda aceitou. Quando eu estava com 14 dias, ela me entregou embrulhada numa fralda e desapareceu.

''Soube que era adotada aos 37 anos, quando estava grávida da minha terceira filha. Foi um grande choque''
Alguns meses após a revelação, resolvi ir atrás da minha mãe biológica. Consegui o telefone de Marilda, que era uma pessoa importante no interior de Goiás. Eu estava empolgada com a possibilidade de conhecer minha mãe de sangue, de recuperar um pouco do passado. A primeira ligação foi um pesadelo. Apresentei-me como sua filha e ela me perguntou: 'O que você quer depois de tantos anos ?'. Sem nenhum carinho, disse que me ligava outra hora e desligou. Senti raiva e uma decepção imensa. Se soubesse que ela ia ser tão fria, nunca a teria procurado.

Dias depois, ela ligou mais receptiva e justificou sua reação por causa da surpresa. Daí em diante, me ligava todo dia e passamos a conversar amigavelmente. Um mês depois do primeiro contato, ela veio para São Paulo me conhecer. Outra decepção. Pensei que fosse ganhar um abraço, mas ela me estendeu a mão. Mesmo com toda essa falta de jeito, ficou cinco dias na minha casa. Esperava que ela me amasse como amo minhas filhas. Isso não aconteceu, ela nunca me pediu desculpas, mas me tratava cordialmente.

Nos vimos várias vezes. Eram encontros agradáveis. Teve até uma festa em Goiás para que eu conhecesse toda a família. Mas, no último encontro, tivemos uma briga horrorosa, porque Marilda ficou com ciúme de eu ter pego uma carona com o marido dela e me acusou de estar interessada nele. Essa desconfiança era fora de propósito. Fiquei ofendida e me senti traída. Ela pediu que eu sumisse. Ao que respondi: 'Você me mandou embora uma vez, e está fazendo isso de novo'.

Fiquei oito anos sem vê-la. Fui reencontrá-la numa cama de hospital, quando ela teve um derrame, do qual ainda não se recuperou. Não senti nada, só mágoa. Me arrependo de ter ido procurá-la e de tê-la conhecido. Ela não acrescentou nada de bom na minha vida, só trouxe dor, angústia e rejeição. Essa história mexeu muito comigo e tem momentos em que sinto um enorme vazio. Acredito que os bebês sentem desde quando estão na barriga da mãe se são bem-vindos ou não. Acho que sempre vou carregar a dor da rejeição.

Mas nada disso impediu que eu tivesse uma vida estruturada, uma profissão, três filhas que eu adoro e o amor de toda minha família. Nos damos muito bem e sou o xodó dos meus irmãos. Muita gente me pergunta se perdoei minha mãe adotiva por me contar a verdade. Perdoar o quê? Se foi ela quem me ensinou a andar, a falar, a ser o que eu sou. Sempre vou admirá-la.''

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Marieclaire/0,6993,EML952933-1740-4,00.html

Nenhum comentário: