sexta-feira, 28 de junho de 2013

ADOÇÃO: CONTAR OU NÃO?


27/06/2013
Elenco de O Profeta que está no ar no Vale a Pena Ver de Novo opina sobre o que pais adotivos devem fazer.
Confira abaixo:

Zélia nunca quis contar a Rosa que ela é adotada. Mas será que esconder um fato tão importante é mesmo o melhor a se fazer?
Quando o assunto é contar ou não a verdade aos filhos adotivos desde o início, os atores são unânimes: contar, o quanto antes, é fundamental.
Dalton Vigh, por exemplo, opina com a propriedade de quem viveu isso dentro de casa. O ator, que tem uma irmã adotiva, diz que ela ficou sabendo de tudo quando tinha uns seis ou sete anos. O depoimento completo de Dalton e de outros atores, você lê abaixo:

THIAGO FRAGOSO:
“Acho que a criança tem que saber. Quanto mais ela souber, melhor, porque não corre o risco de descobrir, o que seria um choque muito grande. Se ela crescer sabendo disso, vai ver tudo com naturalidade e sentir o amor dos pais da mesma maneira em relação aos outros irmãos. Vai ver que o amor é o mesmo. Deve-se jogar limpo desde cedo. A verdade é sempre a melhor saída.”

DALTON VIGH:
“Olha, isso até aconteceu na minha família. Tenho uma irmã que é adotada e ela ficou sabendo quando tinha uns seis ou sete anos. Acho que é bem melhor assim, porque dependendo do quanto você demora a contar, esta notícia pode cair como uma bomba e, de repente, a pessoa pode ficar desarvorada. Sinceridade é sempre bem legal, principalmente com criança. Essa relação de confiança, de respeito, tem que estar presente sempre: quando é filho de verdade e mais ainda quando é um filho adotivo. Porque você tem que saber se adaptar à criança e vice-versa. Acho que, quanto mais cedo, melhor.”

GISELE ITIÉ:
“Se tiver que adotar uma criança, quero dizer para ela desde o começo que sou a mãe, mas vou contar que a mãe que deu a vida é outra pessoa. Não precisa falar quem é a mãe biológica, até porque prefiro nem saber quem é. Acho que a mãe verdadeira é a mãe que cria, que está 24h ao lado dela, colocando para dormir, cantando pra ela.”

MAURÍCIO MATTAR:
“Acho que a criança tem que saber desde pequenininha. Quanto mais transparência melhor. Porque se ficar sabendo depois que cresce, pode ficar difícil entender. Quando cresce já sabendo, é muito mais fácil nortear.”

RODRIGO PHAVANELLO:
“A criança deve saber desde pequenininha. Desde quando ela tiver consciência do que é uma adoção, do que são pais adotivos. Os pais têm que trabalhar junto a uma psicóloga e saber a melhor forma possível de explicar pra essa criança. Tenho um primo adotivo, que considero como um irmão. Ele foi criado comigo desde pequenininho e sempre soube que era adotado. Mas nunca se sentiu diferente, pelo contrário, sempre teve tudo na vida. Ele reconhece isso até hoje, porque a mãe dele morreu e meus tios o criaram da melhor forma. Ele é muito querido.”

O PROFETA está sendo reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo de segundas á sextas feiras a partir de 14:40 da tarde, logo apos o Vídeo Show, a novela está no ar desde o dia 25/02/2013.
http://valeapenaverdenovotvg.blogspot.com.br/2013/06/o-profeta-fique-por-dentro-adocao.html

Nenhum comentário: