sábado, 21 de setembro de 2013

TEMA: A ADOÇÃO - REDAÇÕES PREMIADAS


27/05/2013
Com a solenidade de Premiação do dia 24/05, na Assembeia Legislativa do Estado de Mato Grosso, foram divulgados os trabalhos vencedores do IVº Concurso de Redação.

TEMA: A ADOÇÃO
6º ano - Escola: Escola Estadual Barão de Melgaço
Aluna: Brenda Tainá Mulder de Menezes

Por um lado é muito bom que existe adoção, e por outro lado não.
Por que bom? Bom porque muitos casais que não podem ter filhos naturalmente, com a adoção eles podem realizar o sonho de serem pais.
Por que ruim? Ruim porque só existe a adoção devido as crianças serem órfãos, abandonadas pelos pais ou retiradas dos pais quando eles são incapazes de cuidar.
A adoção no Brasil é muito difícil, devido à burocracia, e a preferência dos pais adotivos e a maioria querem bebês brancos, olhos claros, sem nenhuma deficiência ou doente. E com isso vai acumulando crianças nos orfanatos.
Para melhorar, os pais adotivos poderiam adotar as crianças maiores, por que elas têm mais responsabilidades e não é só isso, os pais adotivos deveriam abrir seus corações para as crianças maiores e não só para as crianças pequenas.
Não importa a idade, mas sim o amor que os pais adotivos e a criança adotiva sentem um pelo outro.

TÍTULO: ADOÇÃO
Escola: Salesiano Santo Antônio
Aluna: Ana Júlia Teixeira de Paula
Turma: 7º B

Muitas mães que por alguma razão não tem como criar seus filhos, os entregam para adoção.
Essas crianças são encaminhadas para um lar ou orfanato onde passam muito ou pouco tempo.
Os casais que querem adotar são movidos por um ato de amor e carinho, não se importam em esperar meses, dias, anos mas querem todo dia ver um sorriso, um “eu amo você” de uma criança.
A criança quando percebe que vai ter uma família fica muito feliz e sabe que a partir daquele dia vai sair do lar ou orfanato, vai ter um quarto só para ela, um beijo no rosto antes de dormir, vários “eu amo você”, e principalmente muito amor.
Os bebês não lembram como foram parar naquele lugar, as crianças a partir de quatro (4) anos já tem uma noção do que aconteceu e apesar de tudo, sempre haverá no seu coração um lugar para seus pais biológicos.
Talvez nunca irá saber porque está lá mas saberá porque esta saindo: Porque existe um casal apaixonado que está procurando uma criança para depositar todo o seu amor.


TEMA: ADOÇÃO NÃO É CARIDADE
Escola: Salesiano Santo Antônio
Aluna: Maria Carolina Domingos
Série: 8º B

Paixões, pobreza, drogas, álcool, desilusões, revolta, abandono por fim uma luz no fim do túnel... Adoção um recomeço, uma volta por cima, uma oportunidade.
Bem comum tentar encontrar uma justificativa ou uma desculpa para justificar o abandono de uma criança uma se vivo que não pediu para nascer uns dizem “sou muito pobre não posso criar”, “sou usuária de drogas”, mas por sorte há também normalmente um casal desejando e preparados para amar um serzinho que como pelos desígnios de um ser supremo cai de amores por esse serzinho.
Este ser que também tem o amparo do Conselho Tutelar, Juizado da Infância, por profissionais de Órgãos competentes que buscam incansavelmente dar a esse ser uma vida digna... trabalho plausível.
Buscam acima de tudo mostrar aos interessados que adotar uma criança não é como comprar uma boneca, ou simplesmente dar roupas novas, brinquedos, caminha, quartinho, bicicleta, passeios no parque e dizer aos amigos: Ah! Ele veio trazer luz par essa casa. Acima de tudo fazer entender que adotar é procurar atender as necessidades da criança que está sendo adotada e não deve ser um mecanismo para atender aos desejos e necessidades dos pais que adotam.
Pensando dessa forma é que vai-se diminuindo o número de casos de crianças que são desenvolvidas aos abrigos e sentem a tristeza do abandono mais uma vez.
Sendo assim vamos esperara em Deus que todos que busquem uma criança saibam realmente o sentido da palavra família e que o aconchego de um lar seja algo insubstituível. E assim dano amor ao adotado é que o adotante conseguirá arrancar eventuais cicatrizes deixadas pelo abandono.
E fazer entender que adotar é amar incondicionalmente.
Caridade a gente faz doando dinheiro para asilos, abrigos, abrigos de cães, fazendo trabalho voluntário em hospitais e comunidades crentes. Quem adota, adota para ter um filho tal qual quem engravida. Quem adota não pensa em fazer caridade, em salvar uma vida do mundo do crime, em tirar um coitadinho da rua, da miséria, ou seja, lá de onde for.
Quem adota o faz para simplesmente amar.


TEMA: ATO DE AMOR
Escola: Colégio Master
Aluna: Mariah Girardello Ferreira
Série: 9ª A

A adoção é um ato de amor que vem crescendo cada veiz mais. Onde deixamos de lado nossas aparências e biologia, para uma coisa muito mais importante, a família.
Ao olhar meu dicionário me deparei com a palavra família, significando: pessoas do mesmo sangue. A que constitui pelo casal e seus filhos. Fiquei chocada com o que acabara de ler, pois isso contradiz meus valores.
Não tenho o mesmo sangue que meus pais, mas isso não me torna órfã. Vou me dar o direito de corrigir o dicionário.
Família quer dizer grupo de pessoas que se amam, dividem seus sentimentos, bons ou ruins, eles estarão ao sei lado em qualquer circustâncias, são companheiros, te pedirão nada em troca.
A minha “mãe” biológica? Confessemos ela poderia ter me abortado, mas certamente quis o melhor para mim, sou grata por isso, pois me possibilitou a conhecer minha família.
Essas pessoas extraordinárias que me cercam, me fazem muito feliz, tenho certeza que família melhor não há. E se um dia esses laços forem quebrados deixarão de ser sua família.
Família são as pessoas que estão sempre preocupadas com você. O resto é parente.
http://www.ampara.org.br/site/noticias_exibe.php?id=18

Nenhum comentário: