sexta-feira, 28 de março de 2014

ADOÇÃO "EM FAMÍLIA" - CRÍTICA


27.3.14
Por Malu Guimarães
Sabe o André da novela “Em Família”? OK! Se você não acompanha a obra de Manoel Carlos, conhecido como Maneco, pode continuar a ler este texto porque ele será bem explicativo. André é um rapaz branco que estuda em uma boa faculdade, veste roupas da moda, mora num apartamento confortável, namorada a menininha popular, tem barba na cara e vive na barra da saia da mãe chamada Dulce. Esta, por sua vez, é negra, muito elegante e bonita, professora universitária, com educação intocável, admirada por todos, menos por seu filho.
Acolhido por uma mulher que modificou a casa, a rotina, a vida, André aparece constantemente em cenas que eu considero fortíssimas. O garoto não bate na mãe com tapas, mas a fere com palavras e atitudes repugnantes porque não aceita ser filho do coração.
Lógico que existem milhões de Andrés espalhados por ai. Meninos e meninas adotados que não aceitam o fato de terem sido escolhidos, porém o buraco é mais embaixo. O preconceito foi além do personagem André, chegando à própria mãe do garoto e no grupo em que ele frequenta.
É difícil pra qualquer pessoa saber que é adotada, que desconhece sua origem, que não tem explicações para o que aconteceu. É uma história que não envelhece. Quanto mais você vive, mais você pensa e sofre”, disse Dulce no capítulo exibido em 10 de março. Em pleno 2014 você faz o personagem falar essa barbaridade, Maneco? A falta de sensibilidade e coerência ao escrever este infeliz comentário ficou gritante, assim como o despreparo de toda equipe da novela sobre o tema adoção. “Quanto mais você vive, mais você sofre”. Gostaria que o senhor explicasse qual o problema de ser filho do coração? Serei sábia e não generalizarei... No meu caso, quanto mais eu viver, mais serei feliz por ter sido tão esperada, desejada, bem recebida e ser amada. Muito amada.
O André, coitado, tá na mesma situação. Pior ainda que não sabe nem quem foi o pai, não sabe quem foi a mãe”. A amiga ignorante do André soltou essa pérola em outra cena da novela “Em Família”. Maneco, mãe é quem cria! Fazer filho é fácil. Se o senhor sair de seu doce lar vai encontrar muitas crianças, sejam elas pobres ou ricas, suplicam por carinho!!!! Vou contar uma novidade para o senhor e toda equipe da novela: sangue não é sinônimo de amor.
Não me interessa saber o motivo pelo qual fui colocada para adoção, tanto faz se meus pais me trouxeram para casa depois de cinco dias de vida, não me preocupo em saber se na minha família biológica tem caso de determinada doença. Sei o que é importante: sou amada.
Minha opinião sobre a forma como o tema adoção é abordado na novela “Em Família” é um grão de areia na praia, mas não poderia deixar de expô-la. Desejo que famílias que planejam entrar com pedido de adoção, pais e filhos do coração, saibam que a história retratada no horário nobre é minoria. Se você dá amor, recebe amor, seja você nascido ou não do coração.
http://nascidosdocoracao.blogspot.com.br/2014/03/critica-em-familia.html

Nenhum comentário: